img-post
4 insights de tecnologia para ficar de olho nos próximos anos
2 de junho de 2017
img-post
Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)
9 de junho de 2017
Mostrar todos posts

Conheça a mega-usina solar da Tesla em Kauai, no Havaí

img-post

Vivemos na era das mega-usinas solares. Uma das mais recentes foi inaugurada este ano em uma ilha do Havaí por uma das companhias mais visionárias e inovadoras do mundo: a Tesla.

Construída na ilha de Kauai, a planta solar é constituída de 55 mil painéis e 272 Powerpacks de lítio. Sua capacidade é impressionante: 52 megawatts-hora, quando os Powerpacks são combinados. Isso permite à usina testar o armazenamento de energia em escala industrial, a médio prazo.

A mega-usina solar é composta de 55 mil painéis e 272 Powerpacks de lítio, alcançando até 52 megawatts-hora

O sistema Powerpack é considerado a primeira operação solar capaz de fornecer energia de forma confiável ininterruptamente. Espera-se que a usina solar distribua energia 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, o pôr do sol não é problema algum para um projeto desse porte.

No final de 2016, a Tesla adquiriu a SolarCity Corp, maior fornecedora de serviços de energia solar nos Estados Unidos, por 2 bilhões de dólares. A criação da mega-usina solar no Havaí é o maior projeto realizado pela companhia de Elon Musk desde então.

Por que no Havaí?

O Havaí é um arquipélago turístico conhecido por ser um dos pointsfavoritos de surfistas de todo o mundo. Mas o estado norte-americano não foi escolhido por acaso para a implementação da usina solar. Ele possui as taxas de eletricidade mais altas dos Estados Unidos.
O Havaí é o estado com as taxas de eletricidade mais altas dos Estados Unidos

Além disso, o Havaí estabeleceu o ano de 2045 como prazo final para a meta de eliminar todas as fontes de energia não renováveis. Começar o ano de 2017 com um mega-projeto desses mostra que o estado está indo pelo caminho certo.

A Tesla afirma que as novas instalações serão responsáveis pela redução de 1,6 milhões de galões de diesel e petróleo consumidos por ano em Kauai. A quarta maior do Havaí tem população superior a 65 mil pessoas e poderá contar com 44% de sua energia produzida por fontes renováveis.

Fonte: Blog da Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *