Hardware Startups: Não se assuste! Compartilhe!

img-post
Conheça a primeira usina solar flutuante do Brasil
23 de novembro de 2016
img-post
Japão quer construir o supercomputador mais rápido do mundo
30 de novembro de 2016
Mostrar todos posts

Hardware Startups: Não se assuste! Compartilhe!

img-post

Alguns dias atrás, recebi um e-mail cheio de mistério. Era curto, mas intrigante. Jonathan, seu autor, estava me contando sobre um ótimo produto no qual ele estava trabalhando. Ele precisava de conselhos sobre como começar e levar o seu protótipo para a próxima fase. Ele não explicava bem a ideia ou o mercado que ele queria abordar. Nós nos encontramos, e depois de alguns minutos de hesitação, ele finalmente me contou sobre sua grande ideia. Ele disse que estava com medo de falar sobre isso, porque sua ideia poderia ser roubada.

Eu recebo um monte desses e-mails misteriosos. O medo de ter a sua ideia de produto roubada é uma grande preocupação para a maioria dos empresários – e, eu diria, ainda mais para os empresários de hardware. Existe uma crença de que, assim que você compartilha a sua ideia, alguém em algum lugar vai copiá-la e lançá-la alguns dias depois.

O medo de ser roubado é o que impede a maioria dos empresários de hardware de escolher hardware de código aberto. Antes de mostrar os benefícios de licenças de hardware de código aberto para startups em estágio inicial, quero enfatizar dois pontos:

1. Sua ideia não é exclusiva.

2. Se alguém quiser roubá-la, eles irão.

Ah … e patentes são caras.

Vamos explorar juntos alguns dos principais benefícios do hardware aberto para seu projeto de empresa.

 

Hardware Livre é bom para o seu desenvolvimento de produtos

 

Protótipo mais rápido: O movimento por hardware aberto começou com ferramentas de prototipagem. Construir ferramentas que todos podem usar é o cerne do movimento. Para um empreendedor de hardware, existe agora muito material que pode ser usado para a criação de um protótipo do seu produto – microcontroladores, sensores, máquinas e software associado estão disponíveis para você usar a um custo muito acessível. Grandes comunidades de inventores/empreendedores como você desenvolvem seus produtos, contribuindo para o sucesso de todos.

Hardware aberto é uma compensação entre ter acesso a grandes recursos e recompensar a comunidade.

Encontre colegas para equipe: O acesso a ferramentas de prototipagem abertas irá fazer você perceber rapidamente que você também pode aproveitar uma comunidade cheia de entusiastas qualificados que são capazes de dizer o que você fez de errado e como melhorar diretamente o seu produto.

Como troca pela ajuda deles, você lhes dá o direito de usar, modificar e vender o seu produto sob a mesma licença (se você decidir assim). Como você é a pessoa por trás do projeto, é você quem vê o panorama geral, quem sabe como tudo funciona. Com hardware aberto vem uma grande responsabilidade – você tem que estar no comando.

Iterar mais rápido e melhor: Feedback constante de sua comunidade é como o paraíso para qualquer empresa pronta para lançar e melhorar os produtos com frequência. Sparkfun está liderando o caminho, oferecendo novos produtos a cada semana.

 

Hardware aberto é bom para o seu marketing

Construa sua comunidade dev: Esta comunidade de fabricantes que participa do seu desenvolvimento de produto vai ficar com você se não for prejudicada. Seu trabalho é tornar mais fácil para que a sua comunidade possa entender a sua documentação e participar no desenvolvimento do seu produto. Você precisa criar e gerenciar os canais de comunicação, ou pelo menos manter o controle de conversas e participar delas.

Submarino robô OpenROV reúne centenas de membros ativos que são colegas de equipe e verdadeiros fãs.

Construa sua marca: Como um produto por si mesmo pode ser copiado, marketing desempenha um grande papel no hardware aberto. Ele faz com que empresários sejam claros sobre seus valores. Como tal, a marca é uma forma importante de manter sua empresa de hardware aberto viva e bem. Arduino, Adafruit, SparkFun, Makey Makey são marcas muito fortes. Elas estão associadas a fortes valores e ética. Elas analisam o próprio comportamento, assim como a comunidade.

No começo, certifique-se de indicar claramente as informações de autoria e as regras que você quer que os outros sigam ao modificar o seu projeto. Se você é o autor original e está planejando lançar uma empresa, certifique-se de ter um nome, identidade visual, autoria clara e dados de licença antes de compartilhar a sua documentação.

Foldarap – a impressora 3D dobrável e livre criada por Emmanuel Gilloz – é um grande exemplo das melhores práticas de hardware aberto: um grande nome, uma identidade real, uma voz forte de autoria, enquanto retribui totalmente à comunidade RepRap.

 

Hardware Aberto é bom para seus usuários

Respeite seus clientes: Hardware aberto é a melhor escolha que você pode fazer para seus clientes. Ao lhes permitir abrir e modificar o seu produto, através do compartilhamento de informações sobre do que o seu produto é feito, como repará-lo, e como construí-lo, seus clientes vão confiar em você e apoiá-lo.

Quando compramos produtos patenteados, nós, na verdade, não compramos um produto, mas compramos simplesmente o direito de usá-lo. Com hardware aberto, os produtos não são propriedades emprestadas, pois eles se tornam disponíveis para a comunidade.

Aprenda com os seus usuários: Muitos empresários realmente não veem vantagem no hardware ser aberto, já que eles não esperam que seus usuários finais abram e modifiquem o produto. Em muitos casos, os fabricantes não são o seu mercado principal, mesmo se eles estiverem interessados em trabalhar no seu produto.

Construa o seu produto para o seu usuário final, não para a sua comunidade de desenvolvimento. E lembre-se de que o hardware aberto pode ser muito benéfico para fazer que seus usuários entendam como o seu produto funciona, como consertá-lo, ou a forma de copiá-lo. Eles vão começar a falar com você, dar feedback sobre o assunto, e compartilhar ideias de melhoria. Hardware aberto é benéfico se você souber ouvir, amar o seu cliente, e se quiser realmente melhorar o seu produto.

Deixe seus produtos com preços acessíveis: No geral, fazendo a escolha de hardware aberto é uma ótima maneira de reduzir custos e oferecer produtos mais acessíveis. A partir de protótipos para estudos de mercado, de recursos humanos a pesquisa e desenvolvimento, o hardware aberto oferece uma alternativa muito competitiva para o tradicional caminho patenteado. Isso explica por que tantas empresas de hardware aberto de sucesso começaram do zero e por que tão poucas precisam de investidores externos.

Como um pensamento final, eu gostaria de compartilhar essa grande citação encontrada em um blog de impressão 3D em 2012. Já diz tudo. Brook Drumm, fundador e CEO da Printrbot – uma empresa líder de impressão 3D aberta acessível – escreveu:

Para o registro, Printrbot será sempre uma empresa de código aberto. Só o tempo dirá se isso é uma boa ideia ou não. Pode ajudar a nos distinguir da concorrência, ou podemos morrer tentando. Já desempenhamos um pequeno papel levando a impressão 3D adiante, e há muito mais a fazer. Prefiro morrer com um legado atrás de nós, que já foi tão longe assim como as informações de código aberto podem se espalhar, do que ser conduzido pelo medo e segurar firmemente cada dólar que se pode espremer do mercado com o hardware fechado.

Fontes: (Embarcados) Este texto foi originalmente publicado no site ESC Brazil (em Português) e no site EE Times (em Inglês).

Os comentários estão fechados.