Comparativo entre simbologia fotográfica e serigráfica

O que há por trás dos bots?
22 de junho de 2017
Importância da camada de cobre nos furos da PCI
8 de maio de 2019
Mostrar todos posts

Comparativo entre simbologia fotográfica e serigráfica

A simbologia impressa nas PCIs eletrônicas tem como finalidade orientar o montador a inserir os componentes nos locais corretos e em caso de assistência técnica, facilitar a troca de componentes. Porém, em alguns casos a simbologia tem sido descartada, em alguns casos onde a manutenção não compensa e a montagem é realizada de forma automatizada.

Mesmo assim, a esmagadora maioria das PCIs possui simbologia, sendo assim, fundamental na produção de uma placa de circuito impresso. A forma como a imagem da simbologia (ou silk-screen) é impressa interfere na qualidade final. Abaixo, mostramos alguns processos de simbologia e a diferença entre eles.

Processo Serigráfico:

A aplicação de legenda por serigrafia consiste em imprimir a imagem definida na tela serigráfica por meio da ação de rodos, de modo que a tinta passe pela trama do tecido, transferindo a imagem para o substrato. Desta forma, a imagem impressa torna-se dependente da tela, resultando em traços serrilhados ou borrados, principalmente quando aplicada sobre uma superfície irregular, como um feixe de pistas, por exemplo.

A serigrafia convencional também limita o menor traço de simbologia em apenas 8 mil (0,2 mm), prejudicando a leitura dos textos e inviabilizando a produção de PCIs com alta densidade de legendas e que necessitam de uma grande precisão de posicionamento.

Simbologia Serigráfica

Simbologia Serigráfica

Processo Fotográfico:

A simbologia fotográfica consiste na transferência de imagem diretamente do fotolito, sem a utilização de telas serigráficas, proporcionando um alto contraste e uma alta resolução. A legenda fotográfica é utilizada em PCIs que exigem uma ótima precisão de posicionamento na impressão da imagem, evitando que traços se sobreponham a PADs, prejudicando a soldagem dos componentes.

Além disso, pelo processo fotográfico, podem ser obtidas legendas com larguras de traço menores que 5 mil (0,12mm), favorecendo a legibilidade em casos de simbologias com alta densidade. A Micropress utiliza este processo para aumentar a legibilidade dos textos, e favorecer  especialmente imagens com alta densidade de caracteres.

Simbologia Fotográfica

Simbologia Fotográfica

Os comentários estão fechados.