Arábia Saudita constrói usina solar para tirar sal da água do mar

Blockchain: o que é e como funciona a tecnologia
3 de setembro de 2021
Amazon leva “supermercado inteligente” para lojas da Whole foods
16 de setembro de 2021
Mostrar todos posts

Arábia Saudita constrói usina solar para tirar sal da água do mar

A iniciativa é uma parceria entre o governo do país com a empresa privada Solar Water e tem como objetivo desenvolver uma nova técnica neutra em carbono, livre de produtos químicos poluentes e sem grandes quantidades de eletricidade para transformar a água do mar em água doce potável, em escala de massa e comercial.

A instalação tem como base uma tecnologia experimental de energia solar concentrada, composta por refletores heliostáticos (com aparência similar a de painéis), os quais focam a radiação para o interior da base. Em seguida, o calor armazenado é direcionado para a água do mar dentro da cúpula, fazendo com que o líquido evapore e então condense para se transformar em água para o consumo. O executivo afirma que a construção ecológica traz também como vantagem um relativo baixo valor e de fácil aplicação, o que pode promover seu uso econômico em diversas partes do mundo onde há a escassez de água potável, em especial no Oriente Médio.

O acordo foi assinado no final de janeiro de 2020 e a criação da usina já está em fase final. O custo está será em torno de US$ 500 bilhões.

Fonte: tecmundo.com.br

Os comentários estão fechados.

×