O Facebook lançou, nesta terça-feira, a sua carteira digital “novi”. Apesar do lançamento da carteira, a empresa ainda não está colocando no mercado a sua criptomoeda “diem”. Ambos os produtos sofreram mudanças de nomes no ano passado após críticas no mercado financeiro. A princípio, a moeda digital iria se chamar “libra” e a carteira, “calibra”. Na época, reguladores e bancos centrais levantaram preocupações de que seu lançamento poderia afetar a estabilidade financeira, corroer o controle sobre a política monetária e ameaçar a privacidade.
O objetivo ao colocar a carteira em prática primeiro nos EUA e na Guatemala é permitir o envio de dinheiro entre familiares através das fronteiras e ajudar pessoas que têm sido deixadas de fora do sistema financeiro atual.
Sem a diem, a carteira contará com a pax dollar (USDP), uma moeda considerada estável. Além disso, o Facebook fechou uma parceria com a Coinbase para este primeiro momento.
O chefe de pagamentos da empresa afirmou que isto não significa que não irá lançar a diem, mas que aguarda que ela seja regularizada para depois entrar na carteira.
Este piloto servirá para testar as funções principais dos recursos operacionais de atendimento ao cliente e conformidades. Senado dos Estados Unidos diz que a empresa não é confiável para gerenciar criptomoedas.